plural

Veja a reflexão de Natal da articulista Noemy Bastos Aramburú

PRESENTE DE NATAL: SAÚDE MENTAL

Não sou psicóloga, nem tenho a pretensão de falar como se fosse, mas a saúde mental depende só de nós. Quando entramos na pandemia, muitos acreditaram que seria por 03 meses, outros, por 06 meses, mas o que estamos vendo? Fechamento de todas as fronteiras para os festejos de Natal e Fim do Ano, aliás, o próprio alerta dado pelo secretário de Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, neste domingo, "de que uma variação do novo coronavírus, se espalha mais rapidamente do que outras cepas e levou ao aumento das restrições para os britânicos durante o período do Natal, está "fora de controle", porém afirmou que não é, necessariamente, mais perigosa que as anteriores, mas precisa ser controlada.

Na Argentina, Uruguai e Paraguai as fronteiras foram fechadas, ninguém entra e ninguém sai, fechamento total para os festejos de fim de ano. Verdade ou não, a grande maioria de nós já teve, está passando ou conhece no mínimo uma dezena de pessoas que estão atravessando o covid. Certos ou não quanto ao isolamento social, o que temos visto são grupos contaminados, aqui na minha família foram sete pessoas ao mesmo tempo, isto é, dificilmente se vê uma pessoa contaminada, mas um grupo de pessoas de um mesmo segmento; portanto, o isolamento é necessário. Mas para que este isolamento seja positivo, a nossa mente tem que estar medicada, eu tomava um comprimido de azitromicina e um "comprimido" de música, um comprimido de nitazoxanida e um "comprimido" de uma série da Netflix de Natal, ou seja, a nossa mente nos põe de pé, acredito que 2021 será uma ano melhor, pois tivemos a oportunidade de nos reinventar, de corrigir erros e projetar o futuro.

GRATIDÃO

Quantos não fecharam o ano? Somos privilegiados, e agraciados por Deus para entrar em 2021, então sejamos gratos, mais gratos, entendendo que nada somos, pois um vírus parou o mundo, mas Deus esteve conosco e continua. Mas para isso temos que fazer a nossa parte, cuidar da nossa mente: e a vacina? Vamos colocar a mente a funcionar: porque os laboratórios querem que os governos assumam as ações que porventura a população venha entrar contra a vacina?! Perguntas ficarão sem respostas, mas graças a Deus temos uma mente para pensar, ela não pode ser isolada, ela não depende de ninguém, mas de nós. Que este ano o nosso Natal seja realmente vivido, que cada dia que acordamos, lembremo-nos que o vírus veio da China e chegou à nossa cidade, sem nunca termos pisado na China.

Então realmente, o vírus tem poder, mas temos um poder maior, Deus e a nossa mente, ela é tão fascinante, que ao dar uma moeda a um necessitado, nos sentimos mais feliz que o agraciado, ao ser gentil ou a receber uma gentileza, ela libera dopamina e serotonina, produzindo um bem estar e autoestima. Um abençoado Natal. Que Jesus renasça em nossas vidas, da China à Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria da Boca do Monte - 2ª parte Anterior

Santa Maria da Boca do Monte - 2ª parte

Pandemia e um novo ano Próximo

Pandemia e um novo ano

Colunistas do Impresso